Cadastre-se Esqueceu sua senha? Clique Aqui.
 
Siga-nos:
Home>> InformationBank>> RH >> Empresas capacitam funcionários de olho na Copa de 2014 >>

Empresas capacitam funcionários de olho na Copa de 2014

16/02/2012- Jornal Valor Econômico
Empresas capacitam funcionários de olho na Copa de 2014

SÃO PAULO - A aproximação da Copa de 2014 está promovendo a profissionalização de serviços de atendimento em estabelecimentos como hotéis e restaurantes, que estão investindo em treinamentos para capacitar os funcionários a atender os clientes em inglês.

A escola de inglês especializada em ensino corporativo Companhia de Idiomas registrou aumento na receita vinda de aulas voltadas para o turismo de 0,5% para 2,5% do faturamento total entre 2006 e 2011. De acordo com a sócia-diretora Rosangela de Fátima Souza, esse número deve quadruplicar até 2014. “A indústria hoteleira já teve o momento de trabalhar para aumentar o número de leitos. Agora, está contratando mais pessoas. O próximo passo será treiná-las para receber os turistas”, diz.

A escola já possui convênios com hotéis e restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e, em 2011, capacitou 255 funcionários. São oferecidas aulas de inglês situacional, em que os professores vão até as empresas e simulam o dia a dia do trabalho com os colaboradores — divididos em turmas de no máximo seis alunos. Há também oficinas de português para aperfeiçoar o nível linguístico-oral. No geral, as empresas selecionam alguns funcionários para assistir às aulas, com a intenção de ter uma porcentagem de profissionais capacitados a atender em inglês.

A rede de ensino de idiomas Wizard também está apostando em parcerias destinadas à capacitação de profissionais para a Copa. “Com o anúncio desses eventos, criou-se uma consciência da população de ter inglês como segunda língua”, diz o presidente da rede, Carlos Wizard Martins. A empresa desenvolveu um guia com mais de duas mil frases utilizadas no atendimento ao turista, que pode ser fornecido por meio de cursos ou em kits vendidos diretamente às empresas, junto com uma caneta que reproduz o áudio das frases.

Como a rede possui 2.500 escolas em todo o país, Martins não consegue precisar quantas parcerias já foram feitas com organizações locais. Ele cita, no entanto, que a Wizard já firmou convênio para capacitar funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro, possui parceria com uma cooperativa de taxistas de Manaus — onde o ensino foi trocado por publicidade nos carros — e presta serviços a empresas como a rede hoteleira Holiday Inn, em São Paulo, e a Azul Linhas Aéreas.

(Letícia Arcoverde | Valor)

 http://www.valor.com.br/carreira/2529526/empresas-capacitam-funcionarios-de-olho-na-copa-de-2014



© Copyright 2011
InformaGroup - Rua Bela Cintra, 967 - 11º andar - Cerqueira Cesar - CEP 01415-000 - São Paulo - SP - Brasil

O Informa é uma empresa global e têm 150 escritórios ao redor do mundo. Para selecionar o escritório mais perto de você, acesse: http://www.informa.com/Contact-Us/

Atuamos em uma ampla gama de diferentes setores de atividades e indústrias:
Commodities, Energia e Utilidades, Construçao, Infra-estrutura, Agribusiness, Varejo, Educação, Finanças Públicas e Financeiro, Saúde, Alimentaçao, TI, Telecomunicações e Serviços de Media Professional - Fiscal, Legal e Accounting, Transporte e Logística”